O desgaste das articulações é inevitável com o passar dos anos. No entanto, é possível manter uma qualidade de vida ao somar hábitos saudáveis com exercícios físicos regulares.
Dentre os pacientes que procuram apoio médico com um especialista em ortopedia, grande parte queixa-se de dores nas articulações, que pode se estender pela ponta do dedo do pé até áreas maiores como o quadril. O problema está ligado à artrose, que ocorre devido ao desgaste da cartilagem, responsável por proporcionar suavidade aos movimentos. Ou seja, é resultado de excesso de movimentos repetitivos e de levantamento de peso, fraturas e traumas.
Esta condição ocorre em homens e mulheres na mesma proporção, mas é muito mais comum em pessoas de idade. Fatores como o sobrepeso, a obesidade e a falta de atividade física podem acelerar o desgaste e aumentar o risco de desenvolver a doença. Além disso, também há vários casos decorrentes da movimentação repetitiva que podem aparecer na jornada de trabalho de alguns profissionais.
Com o acompanhamento de um ortopedista, o diagnóstico, inicialmente, é feito através de exames clínicos, radiografias e, em alguns casos, são necessários outros exames mais sofisticados de imagens.
O tratamento deve ser iniciado com a mudança no estilo de vida do paciente, com a prática regular de exercícios físicos, alimentação adequada e, em alguns casos, o emagrecimento do indivíduo. Por fim, também pode ser necessário o uso de medicamentos, suplementos e até mesmo cirurgia.