O tornozelo é responsável por uma série de movimentos complexos diariamente, incluindo o caminhar. Por isso, está em constante trabalho e suporta nossa locomoção diária. Mesmo contendo um forte sistema de ligamentos, sofre com diversos tipos de lesões, dentre elas as luxações, entorses e fraturas que são as mais comuns, podendo levar a fortes dores e até a perca da função.
Uma das doenças mais graves que está associada ao tornozelo é a artrose, que ocorre quando há um desgaste da articulação, no qual acontece de forma progressiva e pode levar a perda e/ou limitação dos movimentos dos pés.
O tratamento mais conhecido dessa condição é a artrodese, procedimento que consiste na fusão da articulação, com a posterior perda dos movimentos.
Para solução desse problema, a artroplastia total do tornozelo, ou mais conhecida como prótese de tornozelo, surge como uma “esperança” para pacientes com artrose ou o desgaste na articulação.
O procedimento é realizado sob anestesia e o paciente tem o tornozelo cortado na parte da frente, para que a cartilagem possa ser substituída pela prótese.