A lesão do LCA (Ligamento Cruzado Anterior) é o estiramento ou ruptura das fibras do local. Essa lesão pode ocorrer de forma completa, conhecida como lesão total, no qual as duas bandas são rompidas, ou lesão parcial, onde apenas uma das bandas é rompida e a outra continua íntegra.
Esse tipo de lesão pode ser tratado com reabilitação ou com cirurgia. Tudo dependerá de fatores como a idade do paciente, o nível de atividade física e a possível presença de outras lesões. Todos esses sintomas contribuem para a decisão do ortopedista.
Nos casos em que a cirurgia é realizada, a artroscopia é a técnica mais atual e menos invasiva que é utilizada para a reconstrução do LCA. O procedimento é feito com o auxílio de um equipamento chamado artroscópio, que permite a realização por meio de cortes muito pequenos. Neste método, o ligamento lesionado é substituído por um enxerto que possa fazer o melhor papel possível do LCA pré-existente e, na ocasião, o cirurgião vai optar pela escolha do melhor a ser usado. Essa escolha envolve fatores como as propriedades biomecânicas, resposta à cicatrização, capacidade de incorporação biológica, dentre outros.